Projeto Pedagógico

A matriz curricular proposta para o curso de Gestão da Informação é resultado de pesquisas realizadas pela Coordenação do Curso com apoio do Colegiado do Curso e, especialmente, do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Procura superar uma noção fragmentada e especialista de formação, enfatizando uma formação calcada na interdisciplinaridade e oferecendo múltiplos conteúdos interconectados ao objeto de análise da Gestão da Informação: a informação.

No mundo atual, com a terceira fase da globalização, ocorrem mudanças no ambiente institucional, que demandam por um sujeito (neste caso sujeito gestor) que possa atuar em diversas esferas, que vão do local ao transnacional, exigindo especialização e, ao mesmo tempo, generalização.

Busca-se, por meio desta proposta, a construção de um sujeito consciente, crítico e reflexivo que consiga fazer escolhas de forma a aprofundar o seu conhecimento e, ainda, garantir um olhar que contemple o todo. Ressalta-se que a profundidade no ensino da Gestão da Informação, propriamente dita, é conseguida ofertando-se uma formação com foco em três áreas: A Ciência da Informação, a Tecnologia da Informação e a Administração. Desta forma, o egresso do curso será preparado em tecnologia da informação e de comunicação, com a inovação constante de novos produtos e processos, novas necessidades dos clientes/usuários e estratégias diferenciadas para proporcionar bem estar para a comunidade, e, assim, contribuir para elevar o padrão de vida da população.

Em um âmbito local, os gestores de informação são também os profissionais que contribuem para os processos, produtos e serviços informacionais das organizações públicas, privadas e não governamentais (ONG’s). Na busca por acompanhar a evolução conceitual, tecnológica e social, o curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, criado em 1998, realizou em 2006 uma reformulação e três ajustes curriculares. A primeira reformulação, realizada em 2006, com validade a partir de 2007, teve como base estudos realizados junto aos egressos e pautou-se em discussões e reflexões do corpo docente. Essa reformulação incorporou ao currículo os avanços percebidos nas três áreas (Ciência da Informação, Tecnologia da Informação e Administração) que sustentam a proposta.

Nos anos subsequentes, foram realizadas correções com o propósito de ajustar ementas, carga horária de disciplinas e periodização.

Este documento apresenta o projeto pedagógico do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Entende-se como projeto pedagógico o documento oficial de apresentação da organização didáticopedagógica de um curso de graduação. Ou seja, corresponde ao conjunto de orientações teórico – metodológicas e práticas, objetivos, bem como traz as ações sócio políticas e educacionais voltadas à formação de profissionais numa determinada área do conhecimento, constituindo-se, por isso, no referencial básico de orientação para o desenvolvimento e avaliação do curso de graduação.

A reformulação contida neste documento foi pautada em estudos (Anexo A) junto aos professores (reuniões pedagógicas realizadas entre fevereiro de 2011 e maio de 2013), aos egressos (monografia orientada pela Profª. Lígia Kraemer, em
2012), aos empregadores (questionário enviado a 350 empregadores, porém com um retorno de 32 respondentes) e aos alunos (questionário aplicado a uma amostra de 121 alunos, do total de 218 matriculados).

A avaliação resulta de processos permanentes de adequações necessárias à qualidade do ensino e neste sentido, esta versão revisada do Projeto Pedagógico do Curso de Gestão da Informação da UFPR (PP-CGI/2013) é o resultado do trabalho integrado dos professores membros do Colegiado do Curso de Gestão da Informação. O Colegiado é formado pelos representantes dos departamentos que ministram disciplinas no atual currículo (versão 2006). Além do Colegiado do Curso,
a Coordenação foi assessorada pelo NDE o qual participou ativamente do processo de reformulação curricular de agosto de 2011 a maio de 2013.

O projeto pedagógico está estruturado em capítulos, considerando os aspectos contextuais, justificativa, histórico do Curso existente, Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso Vigente, perfil do Curso na nova proposta; objetivos do Curso, perfil do egresso, metodologia a ser desenvolvida incluindo fundamentação teóricometodológica, Proposta Ensino a Distância – Gestão da Informação, Princípios do Projeto Pedagógico do Curso, Dimensão Pedagógica, Aplicação das Políticas Institucionais, Avaliação do Processo de Aprendizagem, Sistema de Acompanhamento e Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso, Constituição do NDE, Orientação Acadêmica, Infraestrutura, Condições de Acesso para Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida e Organização Curricular.

Este documento contém, também, a contextualização institucional e do curso, o panorama geral e uma avaliação sucinta do atual Projeto Pedagógico do Curso (elaborado em 2006 – PP-CGI/2006) e a proposta para uma nova versão do Projeto Pedagógico (PP-GI/2013) a entrar em vigor a partir de 2014.

A atual gestão da Coordenação do Curso de Gestão da Informação, organizadora desta versão do Projeto Pedagógico, agradece a todos os professores, chefes de Departamentos, técnico-administrativos, estagiários, alunos, ex-alunos e demais envolvidos no trabalho de elaboração, editoração e consolidação deste trabalho.

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